política

Deputado de Santa Maria propõe PPPs para construção de presídios

Jaqueline Silveira

Foto: Guerreiro (Divulgação)

Com perfil liberal, o deputado estadual Giuseppe Riesgo (Novo) está empolgado com o projeto protocolado por ele na Assembleia e que estabelece regras para a concessão de presídios à iniciativa privada. Com o foco na criação de mecanismos para o Estado implantar parcerias público-privadas (PPPs) tanto para a construção quanto para a manutenção de penitenciárias no Rio Grande do Sul, a proposta foi apresentada, na terça-feira passada, ao governador Eduardo Leite (PSDB), que teria sido receptivo à iniciativa.

Como o Estado não tem recursos para construir casas prisionais e está mergulhado numa crise financeira, justifica o deputado, as PPPs seriam uma alternativa, além de mais eficientes se comparadas ao modelo tradicional. "Além de tornar menos oneroso para o Estado o custo de manutenção de um preso no sistema, as parcerias público-privadas permitem a redução do déficit de vagas em presídios, a oferta de melhores condições aos apenados e um processo de ressocialização mais consistente", acrescentou ele. Enquanto Mato Grosso, Espírito Santo e Santa Catarina destinam de 2% a 3% do orçamento ao sistema prisional, respectivamente, destaca Giuseppe, o Rio Grande do Sul repassa apenas 0,95%.

VÍDEO: saiba como encaminhar a escritura de imóveis das antigas Cohabs

Pelo projeto apresentado, todos os presos serão obrigados a trabalhar. Em contrapartida, os detentos terão direito à remuneração mínima de 3/4 do salário mínimo, previdência social, seguro contra acidentes e treinamento profissional.

Os apenados, segundo a proposta, que não representarem risco à sociedade poderão realizar trabalhos externos. Atualmente, conforme o deputado, há um único presídio administrado pela iniciativa privada localizado em Minas Gerais.

Agora, o projeto será analisado pelas comissões na Assembleia para depois ir a plenário e deve provocar um amplo debate, principalmente, por parte de parlamentares que defendem que o sistema carcerário deve ser gerido pelo Estado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Leite fala sobre pagamento do funcionalismo, concursos para área da segurança, privatizações e criminalidade Anterior

Leite fala sobre pagamento do funcionalismo, concursos para área da segurança, privatizações e criminalidade

VÍDEO: saiba como encaminhar a escritura de imóveis das antigas Cohabs Próximo

VÍDEO: saiba como encaminhar a escritura de imóveis das antigas Cohabs

Política